Buscar

Novembro Azul


Assim como o mês de outubro é utilizado como uma alusão à saúde feminina e prevenção ao câncer de mama, o mês de novembro tem como finalidade a observação da campanha novembro azul, objetivando a conscientização a respeito da saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata.


Foram estimados cerca de 68 mil novos casos em 2018 no Brasil, o que equivale a 66 casos novos a cada 100 mil homens. Esta doença é a segunda causa de mortes por câncer no país, com mais de 14 mil óbitos. Assim, a discussão a respeito de suas causas, fatores de risco e prevenção se torna cada vez mais urgente


A próstata é uma glândula que fica localizada logo abaixo da bexiga, em frente ao reto. O câncer se forma quando as células se multiplicam de maneira irregular e acabam formando tumores, benignos ou malignos. Sendo estes benignos, crescem de forma lenta e não dando maiores sinais durante a vida, entretanto, quando são malignos, crescem rapidamente, se espalhando para outros órgãos causando a morte.


Existem alguns fatores de risco que podem aumentar a possibilidade de desenvolvimento desta doença, sendo eles:

- Idade: Quanto mais avançada a idade do homem, maior a chance de desenvolver câncer de próstata. Nove a cada dez novos pacientes tem mais de 55 anos.

- Histórico familiar: Homens com histórico de câncer na família fazem parte do grupo de risco.

- Peso: Homens com peso corporal mais elevado tem maior risco de desenvolvimento da doença.


Os principais sintomas deste tipo de câncer são: dificuldade para urinar, demora em começar ou terminar de urinar, sangue na urina, necessidade de urinar mais vezes. Assim, a fim de um diagnóstico precoce, é importante procurar um médico ao surgimento destes sinais.


Existem alguns exames utilizados para controle e diagnóstico da doença, contudo, o principal e mais simples ainda é o toque retal. A idade ideal para a realização do exame é após os 50 anos, com frequência anual. Caso o paciente faça parte do grupo de risco, a idade cai para 45 anos.


As principais formas de prevenção estão atreladas a manutenção da saúde por meio de hábitos saudáveis, com: ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividades físicas, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hepatites

Alergia