Buscar

Dia Mundial do Doador de Sangue


25 de novembro é o dia mundial do doador de sangue, que objetiva incentivar a prática e chamar a atenção para sua necessidade constante. Segundo o ministério da saúde, a doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue para uso subsequente em transfusões.


Para se tornar um doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e não estar com nenhuma doença. É importante ressaltar que menores de 18 anos apenas podem realizar a doação com permissão dos pais ou responsável. A partir daí é necessário comparecer a um hemocentro de sua cidade portando um documento oficial com foto e a vontade de ajudar o próximo.


Doar sangue é um procedimento simples, rápido e totalmente seguro. Contudo, é necessário que o doador esteja atento aos seguintes requisitos:

- Estar bem alimentado e não ter ingerido alimentos gordurosos até 3 horas antes da doação.

- Aguardar 2 horas após o almoço para doar.

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

- O intervalo mínimo entre doações é de 2 meses para os homens e 3 meses para mulheres.


Apesar de tais requisitos, existem alguns impedimentos para a realização da doação, sendo alguns temporários como por exemplo: tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses e ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Outros impedimentos são permanentes, como: ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos, presença de doenças transmissíveis pelo sangue (hepatites B e C, HIV e doença de chagas), uso de drogas ilícitas injetáveis e malária.


Em média uma pessoa adulta possui 5 litros de sangue, em cada doação o máximo de sangue retirado é de 450ml. Dessa forma, são necessários alguns cuidados pós-doação, para que o corpo consiga se recuperar de maneira rápida e eficiente. Como por exemplo:

- Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas.

- Aumentar a ingestão de líquidos (água).

- Não fumar por 2 horas.

- Evitar consumo de bebidas alcoólicas por 12 horas.

- Não dirigir veículos de grande porte, não trabalhar em andaimes e não praticar paraquedismo ou mergulho

- Fazer um lanche logo após o procedimento.


Após a coleta, a bolsa de sangue é separada em componentes sanguíneos (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma), os quais são liberados para o uso somente após o resultado dos exames. Com a separação do sangue, uma só bolsa pode salvar até 4 vidas.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hepatites

Alergia