
Dia Mundial do Doador de Sangue

25 de novembro é o dia mundial do doador de sangue, que objetiva incentivar a prática e chamar a atenção para sua necessidade constante. Segundo o ministério da saúde, a doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue para uso subsequente em transfusões.
Para se tornar um doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e não estar com nenhuma doença. É importante ressaltar que menores de 18 anos apenas podem realizar a doação com permissão dos pais ou responsável. A partir daí é necessário comparecer a um hemocentro de sua cidade portando um documento oficial com foto e a vontade de ajudar o próximo.
Doar sangue é um procedimento simples, rápido e totalmente seguro. Contudo, é necessário que o doador esteja atento aos seguintes requisitos:
- Estar bem alimentado e não ter ingerido alimentos gordurosos até 3 horas antes da doação.
- Aguardar 2 horas após o almoço para doar.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- O intervalo mínimo entre doações é de 2 meses para os homens e 3 meses para mulheres.
Apesar de tais requisitos, existem alguns impedimentos para a realização da doação, sendo alguns temporários como por exemplo: tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses e ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Outros impedimentos são permanentes, como: ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos, presença de doenças transmissíveis pelo sangue (hepatites B e C, HIV e doença de chagas), uso de drogas ilícitas injetáveis e malária.
Em média uma pessoa adulta possui 5 litros de sangue, em cada doação o máximo de sangue retirado é de 450ml. Dessa forma, são necessários alguns cuidados pós-doação, para que o corpo consiga se recuperar de maneira rápida e eficiente. Como por exemplo:
- Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas.
- Aumentar a ingestão de líquidos (água).
- Não fumar por 2 horas.
- Evitar consumo de bebidas alcoólicas por 12 horas.
- Não dirigir veículos de grande porte, não trabalhar em andaimes e não praticar paraquedismo ou mergulho
- Fazer um lanche logo após o procedimento.
Após a coleta, a bolsa de sangue é separada em componentes sanguíneos (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma), os quais são liberados para o uso somente após o resultado dos exames. Com a separação do sangue, uma só bolsa pode salvar até 4 vidas.