top of page
Buscar

Dia Mundial da Conscientização do Autismo


No dia 2 de Abril é observado o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, tendo como objetivo chamar a atenção da sociedade para essa parcela tão incompreendida da população. A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, e atualmente, pela primeira vez, a comunidade Brasileira está unida em torno da campanha nacional “Respeito para todo o espectro”, utilizando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.


De acordo com dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo estadunidense, existe um caso de autismo para cada 110 pessoas. Dessa forma, pode-se estimar que no Brasil possuam cerca de 2 milhões de pessoas com autismo, sendo mais de 300 mil apenas no estado de São Paulo.


O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é definido como uma condição de saúde caracterizada por um déficit, tanto na comunicação social quanto no comportamento. Justamente por existirem muitos subtipos deste transtorno, o termo utilizado é “espectro”, referente aos diferentes tipos de suporte que necessitam. Suas causas são majoritariamente genéticas, com 97% dos casos, e apenas 3% devido a fatores ambientais, sendo estes controversos e que ainda requerem mais estudos.


Alguns sinais do autismo podem aparecer a partir de um ano e meio de idade, sendo alguns deles: Não manter contato visual por mais de 2 segundos; Não atender quando for chamado pelo nome; Alinhar objetos; Interesse restrito por um único assunto (Hiperfoco); Ser muito preso a rotinas a ponto de entrar em crise; Fazer movimentos Repetitivos sem função aparente; etc.


Dessa forma, é importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos, pois o quanto antes o tratamento começar, maiores são as chances de melhora na qualidade de vida da pessoa. O mais utilizado e com maiores evidências científicas é um tipo de terapia de intervenção comportamental chamada de ABA (Applied Behavior Analysis, ou Análise Aplicada do Comportamento, em português). Dessa forma, o tratamento é personalizado e individual, levando em consideração todas as particularidades de cada um.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page