Buscar

Medicina do Trabalho


No dia 4 de outubro é observado o dia mundial da medicina do trabalho, área da saúde que visa prevenir e tratar as doenças e sofrimentos advindas do processo de trabalho. O dia foi escolhido em homenagem ao nascimento do médico italiano Bernardino Ramazzini, que viveu entre 1633 e 1714. Ramazzini foi o precursor de tal especialidade, pois foi o primeiro a perceber ligações entre determinadas ocupações e doenças.


Atualmente, segundo a Organização mundial de saúde (OMS), cerca de 58% da população mundial acima de 10 anos faz parte da força de trabalho. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somam-se cerca de 105 milhões de trabalhadores.


As condições de trabalho, invariavelmente, expõem o trabalhador a inúmeros riscos. A nocividade da ocupação pode estar relacionada às matérias primas, ferramentas, produtos químicos, estresse, agentes físicos, cansaço etc.


São alguns exemplos de doenças que podem estar relacionadas ao processo de trabalho:

- AIDS (acidentes com perfurocortantes);

- Perda de audição (provocada por exposição a ruídos extremos);

- Asma (exposição a produtos químicos);

- Lesão por esforço repetitivo (LER);

- Dermatites e câncer de pele (relacionadas à demorada exposição ao sol);

- Depressão;


A principal forma de se evitar tais danos é a prevenção de acordo com a necessidade de cada ocupação. Como por exemplo: o uso de equipamentos de proteção, disponibilização de terapia psicológica quando necessário, condições de trabalho confortáveis, ambientes saudáveis, respeito ao limite de cada trabalhador etc.


Outro ponto importante é a manter uma frequência adequada de ida a unidade de saúde ou a algum serviço médico, com o intuito de reconhecer precocemente os sinais de qualquer doença deste tipo.


Para que todas estas medidas sejam efetivas é ideal que a informação chegue ao ambiente de trabalho, palestras sobre saúde do trabalhador são indispensáveis para a prevenção de acidentes deste tipo, bem como a formação de uma comissão com o foco de avaliar os principais riscos do local.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hepatites

Alergia