top of page
Buscar

Janeiro branco

O mês de janeiro representa, para a maioria das pessoas, esperança e recomeço, e dessa forma torna-se um convite para a reflexão sobre a própria vida, e as relações que possuímos. Por estes motivos, o mês é marcado pela campanha “Janeiro Branco”, e tem como objetivo chamar a atenção de todas as pessoas para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional de todos.


Chegando em sua 9ª Edição em 2022, a campanha deste ano possuí o seguinte tema: “O mundo pede saúde mental!”. Fazendo alusão justamente ao período em que vivemos, definido por crises sanitárias, políticas e climáticas.


Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), casos de depressão e ansiedade foram dobrados no período de quarentena, enquanto casos de estresse tiveram um aumento de 80%. Tais fatos, aliados a outros estudos internacionais com resultados parecidos, corroboram a tese de que as necessidades de saúde mental se tornaram “emergências públicas”.


Dessa forma, ao mesmo tempo que a campanha luta por políticas públicas viáveis acerca do tema, a conscientização social ainda é o ponto principal da mesma. Assim, é importante demonstrar alguns pontos importantes que concretizam o conceito de saúde mental para além das definições médicas.


São alguns destes pontos: Realização de atividades físicas regulares; Momentos de relaxamento; Alimentação balanceada; Autocuidado; Qualidade nos relacionamentos interpessoais; Hobbies; Autorrealização; Atividades para desestressar; Sucesso profissional; Conquistas significativas; Pequenos Prazeres.


Além de todos estes cuidados, também é de suma importância buscar ajuda profissional, mesmo que não exista sofrimento mental imediato. Da mesma forma que é recomendado realizar acompanhamento médico para cuidar da saúde física, o acompanhamento em terapia psicológica segue o mesmo princípio

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page