top of page
Buscar

Imunização contra Covid-19

Desde o início da imunização mundial contra Covid-19 em meados de 2020, a campanha tem evoluído rapidamente, de forma que, no mundo todo já foram administradas mais de 6 bilhões de doses, com 2,8 bilhões de pessoas totalmente vacinadas, o que caracteriza 36,1% da população global. Somente no Brasil, o número de doses administradas chega a 251 milhões, com 101 milhões de indivíduos totalmente imunizados, caracterizando 47,1% da população.


Entretanto, tais números apesar de importantes, ainda devem ser melhorados. Dessa forma, o “Dia Nacional de Imunização” de 2021 receberá uma atenção especial para o aumento da vacinação contra Covid-19, visto que o principal desafio da campanha tem sido trazer as pessoas de volta para a segunda dose.


É importante ressaltar que os reflexos da vacina já podem ser sentidos e medidos em todo o território nacional, o que torna o momento cada vez mais crucial para mantermos as estatísticas de contágio e óbitos em constante queda.


Um bom exemplo a ser citado é que em seu período mais grave, a pandemia ceifou 3.124 vidas em 24h, sendo que atualmente notificamos cerca de 300 mortes em 24h. Com relação à queda brusca de casos, vale lembrar do pico de 77 mil casos diários que o Brasil enfrentava, que atualmente se encontra em 11 mil. Ambas estatísticas definitivamente não são boas, mas representam uma melhora direta decorrente da vacinação em alta escala.


Pensando em reduzir cada vez mais estes números, os órgãos de saúde internacionais como a OMS, após estudos realizados, decidiram recomendar a aplicação da terceira dose da vacina, maximizando assim sua eficiência. O Ministério da saúde tem feito sua liberação para grupos de risco específicos como idosos, mas provavelmente a medida será estendida para a população geral.


Levando em consideração tudo que foi exposto, podemos referir que temos um longo caminho pela frente, ou seja, não é o momento de tomar medidas mais brandas de biossegurança, muito pelo contrário. Este é o momento de segurar firme, mesmo que a pandemia pareça estar indo embora, pois voltar ao cenário de antes não deve ser uma opção.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page