Buscar

Enfermagem



De 12 a 20 de maio comemora-se a semana da enfermagem, dedicada a valorização dessa profissão milenar que evoluiu profundamente durante os séculos.


O dia 12 de maio, além de ser o dia internacional da enfermagem, é uma referência ao nascimento de Florence Nightingale. Considerada a precursora da enfermagem moderna, foi Florence quem instituiu o ensino da profissão com base científica, metodologia e pesquisa.


Além disso também instituiu teorias e práticas sanitárias que são utilizadas até hoje no ensino e aplicação da enfermagem.


A enfermagem como conhecemos hoje, deve muito a esta figura histórica, não só pelo conhecimento produzido, mas também pelo exemplo de força e coragem de assumir tal profissão que era mal vista na época, de se levantar e lutar pelo que acreditava ser certo.


No dia 20 de maio comemora-se o dia nacional do Técnico e auxiliar de enfermagem, e é uma referência a Anna Nery, uma enfermeira brasileira Pioneira na profissão

.

Durante toda a guerra do Paraguai a enfermeira prestou atendimento aos soldados, e aos poucos foi mudando a realidade sanitária local, impondo padrões de higiene e utilização de plantas medicinais no tratamento dos feridos.

Além disso foi precursora da cruz vermelha e é considerada a primeira enfermeira do país.


Atualmente a enfermagem carrega o status de uma ciência, sempre desenvolvida através de pesquisas e teorias. Mesclando tudo isso ao máximo de humanização, que é a marca primordial da profissão.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hepatites

Alergia