Buscar

Dia Nacional do Terapeuta Ocupacional



No dia 19 de janeiro é comemorado o dia nacional do terapeuta ocupacional, uma profissão que vai muito além da saúde do indivíduo, voltando sua atenção aos itens sociais e psicológicos que também fazem parte do paciente.


Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), a terapia ocupacional é uma: “profissão de nível superior voltada ao estudo, à prevenção e ao tratamento de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas”


Dessa forma, o terapeuta ocupacional trabalha de maneira individual, levando em consideração as habilidades e limitações de cada paciente, buscando promover maior autonomia e independência nas atividades diárias.


Atualmente existe certa confusão no que se refere a terapia ocupacional e fisioterapia. Apesar de compartilharem o mesmo conselho de classe, suas funções são muito diferentes. Enquanto a fisioterapia tem como foco a prevenção e reabilitação de pacientes com distúrbios motores, a terapia ocupacional é focada na ocupação humana, seja ela lazer ou trabalho, sempre levando em consideração o cotidiano e aplicando o tratamento ao mesmo.


Também é comum acreditar que a terapia ocupacional está relacionada a determinada faixa etária ou disfunção, o que não é verdade. Qualquer pessoa que tenha alterações em seu desempenho ocupacional, ou dificuldades para realizar atividades diárias pode fazer uso deste profissional.


Tal profissão vai muito além do físico, observando os pacientes em sua totalidade biopsicossocial, conectando as pessoas ao que elas precisam ou querem fazer. Apesar de possuir uma contribuição extremamente importante para a saúde coletiva e hospitalar, a terapia ocupacional ainda não alcançou o devido reconhecimento na sociedade.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hepatites

Alergia