top of page
Buscar

Dia Mundial da Saúde


No dia 7 de Abril é comemorado o “Dia Mundial da Saúde”, sendo seu principal objetivo conscientizar a sociedade acerca da preservação da saúde, como o caminho para uma melhor qualidade de vida. Instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, a data ainda mantém sua importância preservada, de forma que todos os anos é escolhido um tema pertinente e que deve ser debatido e trabalhado pelos órgãos de saúde. Em 2021 este tema é: “Construindo um mundo mais justo e saudável”.


Como própria Pandemia de Covid-19 mostrou, muitas pessoas são capazes de viver de forma mais saudável e ter um melhor acesso à saúde do que outras, principalmente devido as condições sociais em que se encontram. No mundo todo, muitos grupos não apenas sofrem com essas dificuldades, mas também com problemas de habitação, qualidade de educação, oportunidades de emprego, falta de saneamento básico e alimentação.


Dessa forma, apesar do coronavírus ter afetado a todos, essas pessoas ainda são as que mais sofrem, de forma que, aqueles que são mais vulneráveis e estão mais expostos a doença, são os mesmos que enfrentam maiores dificuldades no atendimento à saúde.


Estes fatos não são apenas injustos, são evitáveis. Assim, a OMS objetiva em 2021, conscientizar os líderes mundiais para assegurar que a equidade na saúde seja a peça central do enfrentamento e recuperação da pandemia. De tal maneira que, os resultados sejam uma sociedade onde todos vivam em boas condições de saúde, onde os sistemas de saúde visem identificar as populações em maior vulnerabilidade e que tanto a sociedade quanto os indivíduos sejam parceiros para encontrar soluções onde existirem inequidades.


"Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade" - Definição de Saúde segundo a OMS.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page