Buscar

Dia Da nefrologia


No dia 9 de março é celebrado o dia da nefrologia, e tem como objetivo homenagear todos os profissionais envolvidos nesta especialidade médica tão importante, além de incentivar a população a buscar tratamento relacionado. O profissional médico nefrologista trabalha não apenas com o diagnóstico, mas também com o tratamento clínico das doenças relacionadas aos rins.


Estão entre suas principais atribuições:

- Prevenção de doenças renais

- Diagnóstico e tratamento de: hipertensão arterial, infecções urinárias, litíase renal (pedras nos rins), nefrites, doença renal crônica, lesão renal aguda, etc.

- Hemodiálise

- Diálise peritoneal


Assim, por estudarem basicamente as mesmas estruturas, é comum que exista certa confusão por parte da população acerca das especialidades urologia e nefrologia, que apesar de complementares, não se tratam da mesma coisa.


Sua diferença reside muito mais na atuação de cada uma, do que na área estudada. Enquanto a urologia é uma especialidade cirúrgica que lida com o trato urinário, o nefrologista é o clínico especializado no funcionamento dos rins.


Mas quando é indicado que um paciente busque o Nefrologista?


Bom, existem alguns indicadores úteis que podem facilitar a identificação de certas doenças renais por parte dos pacientes. Como por exemplo: Urina que espuma muito; Infecção urinária recorrente; Mais de um episódio de cálculo renal durante a vida; Urina avermelhada ou identificação de sangue na mesma.


Além disso, é recomendado que pacientes com mais de 40 anos procurem um nefrologista pelo menos uma vez ao ano, fazendo exames de urina e dosagem de creatinina.Este é o conteúdo da publicação

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hepatites

Alergia