top of page
Buscar

Cultura Judaica


Na cultura Judaica, o evento chamado de Rosh Hashaná marca o aniversário de criação do mundo, bem como o início de um novo ano para este povo. Como o calendário Judaico se baseia no ciclo lunar, a data pode ocorrer em qualquer dia da semana entre o início de Setembro e o início de Outubro, sempre começando ao pôr do sol e durando dois dias. No ano de 2021,


começa em 6 de setembro e vai até o dia 8 de setembro.


A data tem um simbolismo muito rico, variando desde os ritos e costumes, até mesmo as comidas tradicionais. Estão entre os principais alimentos festivos: a maçã com mel, para que o ano novo seja bom e doce; a Challah Agulá ( Challah Redonda), para relembrar dos ciclos experenciados na vida; e a cabeça de peixe, para estar à frente dos objetivos e das iniciativas no ano vindouro.


Outro costume relacionado aos alimentos simbólicos é a realização do Seder de Rosh Hashaná, uma pequena cerimônia realizada na primeira noite da celebração, na qual comidas simbólicas que simbolizam a fartura são apreciadas e abençoadas. Esta cerimônia normalmente inclui: romãs, vagens, abóboras, alho poró, acelga e tâmaras.


Um ponto também muito importante que a celebração traz é o otimismo que este novo começo representa, assim, é um costume de Rosh Hashaná enviar cartões para parentes e amigos com desejos de um ano novo bom e doce.


Assim como otimismo e desejos de um próspero ano novo, o aniversário de criação do mundo também é um momento de reflexão, de considerar quais as práticas, relacionamentos, e projetos do ano que se encerra devem ser levados ao próximo ano. E este é o objetivo de um dos rituais mais comuns desta festividade, o chamado Tashlich, que normalmente ocorre no primeiro dia e é ministrado perto de uma fonte natural de água onde as transgressões são simbolicamente jogadas na água.


Neste sentido, toda a liturgia e o simbolismo, buscam um processo de introspecção, onde cada indivíduo deve avaliar seu caminho trilhado, mas sempre munido de otimismo e ciente de que com um novo ciclo, também vem uma nova oportunidade de sermos pessoas melhores e assim trabalharmos juntos para a melhoria do mundo.

4 visualizações0 comentário
bottom of page