Buscar

Dia Mundial da Saúde



O dia mundial da saúde foi criado para conscientizar a sociedade sobre diversos aspectos da saúde, e é comemorado no dia 7 de abril pois coincide com a criação da OMS (Organização Mundial da Saúde) que em 2019 completa 70 anos.

Em 1946, a OMS instituiu o conceito de saúde como: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”

A evolução do conceito torna-se evidente em 2019, pois as comemorações tiveram como tema central: “Saúde universal: para todas e todos, em todos os lugares”, sempre colocando em foco a equidade e a solidariedade. Além de denunciar as barreiras que impedem a isso de acontecer.

Para fazer da saúde universal um conceito prático e real, toda a sociedade tem um papel fundamental a ser desempenhado.

Os nossos governantes podem participar de debates e ouvir a população acerca de suas demandas, além de explorar as soluções em conjunto da mesma.

Os profissionais de saúde podem criar métodos de conscientização e atenção a população, criarem um canal de comunicação entre as diferentes áreas da saúde e as demandas da população, além de criar e liderar movimentos para chamar a atenção das autoridades.

As pessoas e as comunidades devem aderir aos movimentos propostos e fazerem suas vozes serem ouvidas, sempre fiscalizando e cobrando seus governantes.

Os meios de comunicação devem facilitar o diálogo, ampliando a voz da população, denunciando o que está errado, além de ajudar a cobrar e a organizar os movimentos realizados.

Se cada um fizer sua parte, o objetivo de uma saúde universal, para todos e todas e em todo lugar, certamente será alcançado. O importante é não esquecer que a saúde é um direito humano, portanto se estende a todas as pessoas, independente de tudo.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hepatites

Alergia