Buscar

Dia Internacional do Diabético


No dia 27 de junho comemora-se o dia internacional do diabético, e tem como objetivo conscientizar a população geral, ONGS e até os governos sobre a doença e suas formas de tratamento.


O diabetes é uma doença crônica que acontece quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente, ou quando o corpo não consegue utilizar de maneira adequada a insulina produzida.


A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue, ou seja, sem ele os níveis de glicose tendem a ficar muito mais altos que o normal. O que pode trazer inúmeras complicações para o paciente, como: Infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal, problemas visuais, lesões de difícil cicatrização (pé diabético), entre outras doenças.


O diabetes tem como sintomas centrais:

- Fome excessiva

- Sede excessiva

- Fraqueza

- Feridas que não cicatrizam

- Fadiga


Os principais tipos de diabetes são os tipos 1 e 2. Pacientes que apresentam o Tipo 1 precisam de injeções diárias de insulina para a manutenção dos níveis de glicose no sangue em valores normais. Já nos pacientes que apresentam o tipo 2 é necessária uma avaliação do grau de necessidade da pessoa, que será medicada de acordo com seu caso. Em ambos os tipos é necessária a verificação diária da glicose, em horários marcados e com controle rígido de alimentação e medicação.


A aplicação de insulina (que pode servir para os tipos 1 e 2), deve ser realizada em locais específicos, sendo eles: barriga, coxa, braço, região da cintura e glúteo). sempre com a agulha em 90 graus e variando os locais de aplicação.


O principal fator de risco relacionado ao diabetes é a ausência de hábitos saudáveis, além da genética. Dessa forma, o melhor jeito de se prevenir o diabetes é manter uma vida balanceada. Sendo assim:

- Comer diariamente frutas e verduras, sempre de três em três horas.

- Reduzir consumo de gorduras, sal e açúcar.

- Não fumar

- Praticar pelo menos 30 minutos de exercícios físicos todos os dias

- Manter o peso controlado

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hepatites

Alergia