Buscar

Dia da Imunização


No dia 9 de junho comemora-se o dia da Imunização, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da vacinação.


Vacinas servem para estimular o organismo a criar defesas contra certos tipos de doenças.

Elas fazem isso a partir de sua composição, por exemplo, se queremos uma vacina para gripe, é necessário ter o mesmo vírus em laboratório, só que fracionado e atenuado, ou seja, muito mais fraco e muito menos potente.

Dessa forma, o sistema imunológico consegue reconhecer o vírus e criar defesas contra ele, antes que a doença comprometa o organismo.


Devido à alguns erros históricos e ao modo como as vacinas funcionam, sua eficácia já foi questionada inúmeras vezes, e voltou a ser questionada recentemente, principalmente em razão das inúmeras fake News que tem sido espalhadas.

Entretanto, é importante salientar que as vacinas realmente funcionam e tem sua eficácia comprovada de maneira histórica e científica.


No brasil, o ministério da saúde apresenta um calendário vacinal extremamente completo e que deve ser seguido à risca. As vacinas geralmente são aplicadas nas unidades básicas de saúde, e em postos de vacinação que são montados em épocas de campanha.


Deve-se destacar também que vacinas não devem ser tomadas apenas na infância, cada vacina tem sua época e idade certa para serem tomadas, algumas são de dose única, outras precisam de reforço durante a vida. Mas todas devem ser tomadas de maneira correta e sem exceção


A vacinação não protege apenas o indivíduo imunizado e sim todas as pessoas ao seu redor.

Por exemplo, supondo que tenham 1000 pessoas em uma comunidade, com 250 não vacinadas e 750 vacinadas, é provável que a doença não se alastre, pois, a maioria da população está imunizada. Entretanto, se fosse o contrário, a doença provavelmente venceria a barreira imunológica e as outras 250 pessoas provavelmente ficaria infectadas também.


Assim, a vacinação além de ser uma responsabilidade pessoal, é também uma responsabilidade social.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hepatites

Alergia