Buscar

Cuidados e Saúde na Melhor Idade


Há 40 anos atrás, a expectativa de vida no brasil era de 57 anos, o que não se compara com os 76 anos da vida atual. Dessa forma, temos mais idosos que vivem por mais tempo e de maneira muito mais ativa.

O mundo moderno teve inúmeras implicações para todas as faixas etárias. Com a tecnologia mais acessível, a idade parou de ser um limitador para se aprender e fazer as mais diversas coisas.

Atualmente, a terceira idade é uma parcela da população muito ativa fisicamente, além de serem muito independentes e frequentemente morarem sozinhos ou apenas com o seu parceiro.

Dessa forma, apesar de tudo, ainda nesta população encontramos pessoas com grande fragilidade, física e mental. Criando assim a necessidade de cuidados e atenção dobrada.

Assim, o monitoramento com câmeras e sensores, ou até mesmo com profissionais (enfermeiros e cuidadores), é uma excelente opção para a prevenção de acidentes domésticos. Os idosos que passam muito tempo sozinhos enquanto a família trabalha, ou que moram sozinhos são os mais suscetíveis a este tipo de ocorrência

Por outro lado, uma alimentação saudável também é de suma importância para uma saúde estável. Além de ajudar na prevenção de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade e hipercolesterolemia.

Fazer três refeições ao dia, usar pouca quantidade de gorduras e sal no preparo de alimentos, beber água mesmo sem sentir sede e dar preferência aos grãos integrais são algumas das dicas que o ministério da saúde dá para uma alimentação saudável nesta idade.

Mas é claro que nada substitui um acompanhamento médico e nutricional, que são os pilares para se evitar surpresas indesejadas.

Atividades físicas também são importantes nesta faixa etária pois estimulam os músculos e a coordenação motora, ao mesmo tempo que evitam o ganho de peso e trabalham o coração.

Exercícios em grupo são uma ótima opção, já que estimulam não só o físico, mas também a socialização. A terceira idade tende ao distanciamento de familiares e amigos, podendo acarretar um processo de depressão. Nestes caso também é muito importante o acompanhamento psicológico, que objetiva identificar estes traços e remediá-los, com prescrições médicas ou sociais.

Com um idoso na família, o suporte e atenção de todos é de extrema importância. Essas pessoas precisa se sentir acolhidas e seguras por mais independentes que sejam. Apesar das pessoas estarem chegando a idades cada vez mais avançadas devido ao esforço cientifico e tecnológicos constante, de nada adianta tal feito se não for acompanhado de entes queridos e qualidade de vida.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hepatites

Alergia